Vendas de aço voltam a crescer em agosto em relação a julho, aponta Inda

Valor – SP   22/09/2021

No entanto, no comparativo com o mesmo mês do ano passado, o cenário ainda é de queda

Por Ana Paula Machado, Valor— São Paulo

As vendas de produtos siderúrgicos começam a reverter a curva. No mês passado, segundo dados do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda), foram comercializadas 274,5 mil toneladas, uma alta de 5% em relação a julho. No entanto, no comparativo com o mesmo mês do ano passado, o cenário ainda é de queda. Em agosto de 2020, foram vendidas 373,8 mil toneladas, o que implica em um recuo de 26,6%.

O quadro é similar no que se refere a compras de aços. Segundo dados do Inda, 302,5 mil toneladas foram adquiridas em agosto, um pequeno recuo de 2% no comparativo o mesmo mês de 2020 e uma alta de 2,2% em relação às compras de julho.

Os estoques, de acordo com os dados do Inda, somaram 848,2 mil toneladas, o que representa 3,1 meses de vendas. Com isso, os distribuidores chegaram a um volume regulador considerado normal, pelo Inda.

Segundo os dados, as importações de produtos siderúrgicos em agosto chegaram a 189,7 mil toneladas. Esse volume representou alta de 219,7% em relação ao mesmo período do ano passado. No comparativo a julho, entretanto, as importações foram 10,2% menores.