Vendas de aços planos tem alta de 8,7% ante julho, diz Inda

Portal Fator Brasil – RJ 24/09/2020

E alta de 33,5% ante agosto do ano passado. As projeções para setembro deste ano é que as compras permaneçam no mesmo nível do mês anterior e as vendas tenham uma alta de 8% em relação a agosto.

O Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda), apresentou resultados do segmento de aço, através de videoconferência, no dia 22 de setembro (terça-feira), onde o presidente executivo do instituto, Carlos Jorge Loureiro apresentou os números de fechamento do mês de agosto e as previsões para setembro de 2020.

Compras — As compras do mês de agosto registraram queda de 2,6% perante a julho, com volume total de 308,6 mil toneladas contra 316,7 mil. Frente a agosto do ano passado (279,7 mil toneladas), apresentou alta de 10,3%.

Vendas — As vendas de aços planos em agosto contabilizaram alta de 8,7% quando comparada a julho, atingindo o montante de 373,8 mil toneladas contra 344 mil. Sobre o mesmo mês do ano passado, quando foram vendidas 279,9 mil toneladas, registrou alta de 33,5%.

Estoques — Em número absoluto, o estoque de agosto obteve queda de 7,9% em relação ao mês anterior, atingindo o montante de 763 mil toneladas. O giro de estoque fechou em queda com dois meses.

Importações — As importações encerraram o mês de agosto com queda de 20,8% em relação ao mês anterior, com volume total de 59,3 mil toneladas. Comparando-se ao mesmo mês do ano anterior (89,8 mil toneladas), as importações registraram queda de 33,9%, nos produtos chapas grossas, laminados a quente, laminados a frio, chapas zincadas a quente, chapas eletrogalvanizadas, chapas pré-pintadas e galvalume.

Projeções — Para setembro de 2020, a expectativa da rede associada é de que as compras permaneçam no mesmo nível do mês anterior e as vendas tenham uma alta de 8% em relação a agosto.